São João de Deus Saúde

Portal Corporativo

A ANS estabeleceu um padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar   - TISS para registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde.

O tema reveste-se de grande importância para o setor, tendo em vista que alguns segmentos do mercado já haviam iniciado estudos com o intuito de estabelecer a padronização da informação trocada entre operadoras e prestadores, já que o preenchimento de grande variedade de formulários utilizada por cada operadora e os demorados mecanismos para obtenção de autorizações de determinados procedimentos exigem intensa dedicação burocrática dos prestadores de serviços.

A proposta da ANS utiliza padrões já existentes e disponíveis em outros bancos de dados e sistemas de informações, permitindo uma compatibilização com os diversos sistemas de informação em saúde hoje existentes, possibilitando melhorias na utilização das informações coletadas.
A implantação do padrão TISS vem sendo feita gradualmente. Os prazos para implantação do padrão de comunicação poderão ser consultados no endereço eletrônico www.ans.gov.br.

As guias do padrão TISS são os modelos formais e obrigatórios de representação e descrição documental sobre os eventos assistenciais realizados no beneficiário e trocados entre operadora.

O layout das guias deve ser seguido integralmente, conforme publicado na Instrução Normativa nº 29, não sendo possível nenhum tipo de alteração em sua estrutura.